quinta-feira, 8 de maio de 2008

Professor, o que é filosofia?

Antes de filosofarmos, rsrrs, vamos ao diário de bordo.
Hoje o trecho estava bastante movimentado. Como é época de colheita de cana os caminhões "tritrem" dominam as estradas da região. Não que em sí representem problemas, uma vez que desenvolvem velocidades muito baixas, mas instigam muitos condutores de veículos menores à imprudências. Os motociclistas, seguidamente, são empurrados ao acostamento para fugirem de carros que estão na contra-mão, ultrapassando esses gigantes do canavial.
Quanto ao título de hoje, Professor, o que é filosofia?, resolvi colocá-lo para ajudar meus alunos do curso de pedagogia, que estão muito preocupados com o trabalho pedido por seu professor. Não sou professor de filosofia, nem me atraveria a ser, mas nossas experiências e leituras nos ajudaram a traçar um panorama dessa ciência basilar.
Contudo, no intuito de ajudar de maneira substancial, e não apenas especulativa, resolvi transcrever fragmentos do texto de Maria Lucia de Arruda Aranha, que em seu livro Filosofia da Educação esclarece o assunto. Ei-los:

"...Jean-Pierre Vernant diz que a filosofia é filha da cidade, justamente porque na pólis grega se desenvolveu o gosto pela discussão em praça pública, o que fez nascer a reflexão sobre a política...A filosofia se insere na história, e os temas com que se ocupa mudam de acordo com os problemas que precisa enfrentar e que exigem esse tipo de reflexão. (...) nos restringiremos a chamar a atenção para o fato de que os campos da reflexão filosófica indicam de fato as inúmeras filosofias de. (...) a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz a partir dos problemas propostos pelo nosso existir...a partir da análise do contexto vivido, o filósofo indaga a respeito do ser humano que se quer formar, sobre os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e sobre os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados."
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3 ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.

Espero ter ajudado.

Nenhum comentário: