segunda-feira, 27 de julho de 2009

Lições com António Nóvoa

Olá colegas.
Estou em Cuiabá, em uma formação do CEFAPRO. Ontem tive o privilégio de escutar o professor Dr. António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa.
Nóvoa é hoje, sem qualquer dúvida, a maior referência mundial em formação de professores e não deixou a desejar em sua palestra. Embora eu tenha anotado várias páginas de questões que julguei esclarecedoras, não irei me deter, pelo menos agora, em comentários a respeito do tema, mas queria ressaltar um pouco da personalidade do professor.
Segundo a organização, o professor fez questão de visitar o ambiente antes, verificar a iluminação e o som, o que demonstra seu profissionalismo. Também durante sua fala, percebíamos que ele sabia exatamente o que iria abordar.
Durante toda sua preleção, mostrou-se humilde e completamente aberto a aprender com seus interlocutores, embora qualquer um de nós duvidasse disso.
Esse breve encontro deixou uma coisa muito clara para mim, e para todos os presentes: a sabedoria é uma virtude que se diferencia do conhecimento, mas o verdadeiro mestre é aquele que tendo a sabedoria, busca o conhecimento.

Nenhum comentário: